quinta-feira, 1 de julho de 2010

Preparativos burocráticos

Viagem internacional pode ser a maior maravilha do mundo, mas, com certeza, também vem associada aos problemas dos preparativos: vistos, passaportes, documentos, legislação do país, troca de dinheiro em casas de câmbio...haja burocracia!

Pois é. No caso da viagem para a África do Sul, as dificuldades não são muitas. Isso se você não pretende passar mais do que 90 dias no país. Para os viajantes que querem ficar até três meses, o visto é tirado no próprio controle de imigração dos aeroportos do país, sem custos. Só é preciso tirar aqui no Brasil(é claro!) o passaporte e verificar as vacinas exigidas (no caso, a principal é a de febre amarela)para poder adquirir seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, que é gratuito.

Aqui em Belo Horizonte, o passaporte pode ser tirado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que fica na Praça Sete, ou na Superintendência da Polícia Federal, que fica na Rua Nascimento Gurgel, 30, Gutierrez. Informações sobre o passaporte bem como as guias estão disponíveis no site da Polícia Federal. Já o cartão internacional de vacina é de responsabilidade da ANVISA, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 447,Funcionários. As vacinas atrasadas ou vencidas podem ser tomadas ou em algum posto perto de casa ou na própria ANVISA. É importante também avisar que é exigido que a vacina de febre amarela seja tomada pelo menos 30 dias antes da viagem.

Além disso, com o aumento da movimentação de viagens em direção ao país devido à - adivinhem? - Copa do Mundo, passaram a exigir outros "documentos" não oficiais. É necessária a comprovação da data de saída do país - basta apresentar a passagem de volta -, a comprovação do lugar em que a pessoa vai se instalar - apresentar as reservas de hotel ou, no meu caso, uma carta comprovando que vou ficar na casa da minha irmã, com o endereço - e de como ela vai se manter financeiramente por lá. Essa última parte, que para muitos pode ser chata, - pois requer apresentação de contra-cheques, cartões internacionais, etc - para mim será a mais fácil: serei sustentada pela minha irmã (teoricamente, mas...).

A moeda sul africana oficial é o "rand". Atualmente, um real vale aproximadamente 4 rands. Ótimo para fazer compras por lá! E a troca do dinheiro pode ser feita em casas de câmbio, que existem em vários lugares. Segundo conselhos da minha irmã, o melhor lugar para trocar aqui foi em uma casa no BH Shopping. Saiu bem mais em conta do que trocar no aeroporto.

Para quem quiser visitar a África do Sul e ainda tiver dúvidas, só consultar o link do Portal do Consulado Brasileiro em Pretória, que elaborou um "Guia do Torcedor Brasileiro" para a Copa, mas que é válido para qualquer viajante com destino ao país.

E pra quem pensa que essa trabalheira toda é burocracia exclusiva da África do Sul, esquece. No blog  Eu mundo afora uma amiga conta os percalços para quem vai conhecer a França.

4 comentários:

Ju Afonso disse...

Essas coisas de passaporte, visto e tudo mais são uma burocracia só mesmo... fora as taxas que a gente tem que pagar... ninguém merece!

Fiz um parágrafo sobre esse seu post no meu blog Dê, na matéria "Documentos, taxaz e viagens: tirando o visto". Contei sobre tudo que tive que fazer pra tirar meu visto e coloquei um link pro seu blog tbm! A gente sabe como o quanto é sofrido... mas ótimo ao mesmo tempo!

Beijos!!

Denise disse...

Que bacana, Ju.
Vou lá ver sim. E vou linkar o seu por aqui.

E olha que para a África do Sul ainda é menos trabalhoso, porque não precisa de visto!rs

Anônimo disse...

bom que foi tranquilo dináise! e isso de o real ser tão valorizado lá vai ajudar demais, né.

tz

Denise disse...

Sim, Tz!
Ajuda demais. E esse é um dos pontos positivos da África do Sul(principalmente para os turistas): vale muito a pena fazer compras por lá!