segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como conversar sem se entender?

Revista em afrikaans.
 Imagem de Debora Teixeira
Respeitar as diferenças ou unificar o país sob uma mesma língua? No Brasil, apesar do tamanho do território, optou-se pela segunda opção. No caso da África do Sul, que ficou conhecido como Rainbow Nation (nação arco-íris) após o fim do apartheid por sua diversidade, escolheu-se manter acessas as culturas das tribos e grupos étnicos. Com isso, busca-se reconhecer os "direitos básicos dos indíviduos" pertencentes a esses grupos, como consta no site do Consulado Geral da África do Sul no Brasil. Assim, ainda que o inglês seja a língua predominante no meio empresarial, a Constituição de 1995 determina como oficiais 11 línguas: Afrikaans, Inglês, isiNdebele, Sesotho sa Leboa (Sotho do Norte), Sesotho (Sotho do Sul), siSwati, Xitsonga, Setswana, Tshivenda, isXhosa e isiZulu.

Apesar de acreditar que é importante respeitar cada cultura, enxergo a quantidade de línguas faladas na África do Sul como uma faca de dois gumes, pois também serve como uma forma de segregação. Como conversar sem se entender? A diferença de línguas pode significar uma demarcação das relações sociais em grupos restritos. Os brancos, em sua maioria, falam o afrikans, uma espécie de mistura de inglês com holandês e línguas locais. Os negros falam as línguas tribais. Os estrangeiros falam o inglês. Como eles conversam? Bem...

Ainda que existam negros e brancos que falem o inglês perfeitamente, existem também escolas, jornais, revistas e canais de televisão distintos para cada língua falada, o que leva ao questionamento se, de fato, as versões apresentadas são iguais em todos. As notícias de um jornal em zulu são as mesmas de um jornal em afrikans? A história do país apresentada em uma aula em um idioma é a mesma da apresentada em outras? Como se fala sobre um branco em um jornal de língua "negra"? E o contrário?

Assim, além de se apresentar como um obstáculo às conversações, a diversidade de idiomas pode influir na forma de transmissão dessas mensagens que, por sua vez, podem interferir na visão que um grupo tem do outro. As representações sociais e, consequentemente, as relações que resultam delas acabam se tornando muito marcadas por essa diferença. Vide o exemplo do futebol, geralmente transmitido na TV com narrações em zulu, marcando-o como um esporte predominantemente de negros. Investigar como isso ocorre no dia a dia é uma das coisas que pretendo fazer por lá.

14 comentários:

Xanda disse...

Denise parabéns pelo blog! Boa sorte na empreitada na África do Sul. Espero que você possa descobrir muitas coisas interessantes e que o blog e suas reportagens sejam um sucesso!

Denise disse...

Obrigada, Xanda! Também espero descobrir bastante coisas legais por lá! E vai acompanhando que eu posto tudo por aqui!

Unknown disse...

VC É LOUCA?O QUE VC SABE SOBRE A AFRICA DO SUL?TUDO QUE VOCE POSTOU NESSE BLOG TA ERRADO.CHEGUEI DA AFRICA DO SUL TEM 10 DIAS.VC ESTÁ ENGANANDO AS PESSOAS COLOCANDO ESSAS BOBEIRAS..DE TODO CONTINENTE AFRICANO,A AFRICA DO SUL SE DESTACA AOS DEMAIS,O GOVERNO DA RSA AJUDA MUITO MAIS OS POBRES DO QUE RICOS.SE LIGA.A MAIORIA DOS SUL AFRICANOS FALAM TODOS OS DIALETOS.INCLUSIVE O INGLES.VC ESPECIFICOU TUDO ERRADO.AS PESSOAS RICAS OU PEBRES TEM ORGULHO DE APRENDEREM O MAXIMO DE DIALETOS.ELES GOSTAM DE MANTER OS COSTUMES E DE SE ATUALIZAREM.NAS ESCOLAS SE APRENDE O INGLES E OUTROS 2 DIALETOS QUE NAO ME LEMBRO QUAIS ESPECÍFICOS.''FACA DE DOIS GOMOS''???NOSSA VC DEVERIA SE INFORMAR MAIS ANTES DE ESCREVER ESSAS BOBEIRAS.VC VAI PRA AFRICA DO SUL QANDO?QANDO CHEGAR E SE DEPARAR COM TAMANHA RIQUEZA E PODER.EU TENHO CERTEZA QUE VOCE VAI SE ENVERGONHAR DE TER ESCRITO ESSAS BOBEIRAS.SE LIGA.VAI LER JORNAIS.VAI PESQUISAR.OUTRA PERGUNTA...JA Q VC SE DIZ UMA SABE TUDO DA AFRICA DO SUL...QANTAS VEZES VOCE JA FOI NA EMBAIXADA DA AFRICA DO SUL PARA PROCURAR SABER MAIS SOBRE O LUGAR PRA ONDE VC DIZ IR...???????????????? DIOGO FIGUEIREDO

Denise disse...

Como já te respondi em outro post, não tiro as coisas da minha cabeça, Diogo. Conheço pessoas que moram por lá e que me relataram essas coisas. Talvez as pessoas que você conheceu tenham esse perfil de se interessar em aprender várias línguas, mas não acho que isso seja regra por lá, infelizmente.
Quando chegar ao país, espero me surpreender e passar a enxergar um lado mais positivo da África do Sul, sim.
Inclusive, quem sabe você não me dá algumas dicas de pessoas com quem eu poderia conversar por lá sobre o assunto?

Obrigada pelo comentário e por tentar mostrar outro lado do país.

Marina disse...

Olá Denise!

Amei o seu blog! Tem bastante informação, está PERFEITO!
Queria ter ido para a Copa também, mas a situação financeira não permitiu.
Vou visitar bastante seu blog, se possível diariamente. Parabéns!
Gostaria de deixar um recado para o Diogo, para que ele faça apenas críticas construtivas ao blog,
pois os comentários dele são muito agressivos. Pensa nisso Diogo. Continue contribuindo para o blog, mas
pondere algumas palavras, aliás não só pondere, como as escreva corretamente. (Ex.: Faca de 2 gumes)

Boa sorte e sucesso!

Taís Ahouagi disse...

Denise,

muito legal o blog! Essa sua fase de captação de impressões de outras pessoas à distância e criação de pré-conceitos será muito importante para que, quando chegar lá, possa reafirmá-los ou refutá-los. Não acho que tenha problema algum em já traçar análises críticas por agora para só depois verificar se procede ou não. Assim, quando chegar ao país, já estará com uma bagagem de pesquisa e uma série de perguntas que vão norteaser seu trabalho. Acredito que uma das contribuições mais ricas que você trará será justamente a de evidenciar a diferença entre o que se diz e imagina a respeito de um país e o que realmente acontece por lá.

Parabéns e boa sorte nessa empreitada!

Beijos

Denise disse...

Ei Tatá,

Que bom que gostou do blog. E a ideia é justamente essa: ir captando as impressões de quem está lá e de outras fontes de informação para depois comprovar por conta própria. Tanto é que por enquanto a maioria das "informações" postadas aqui aparecem mesmo em forma de questionamento.

Obrigada e espero sempre sua visita por aqui!

Beijos

Danielle Almeida disse...

Denise,
Adorei o seu blog! E já fiquei morrendo de vontade de ler os posts de suas primeiras impressões e percepções assim que pisar em solo sul-africano. Boa viagem! E boa sorte com o desenvolvimento do projeto. Que você aprenda e se divirta muito! Até a volta... Beijos, Danizinha

Denise disse...

Ei Dani!
Obrigada!
Pode deixar que em breve vão vir as impressões de lá sim!
Bjos e até a volta!

Marina disse...

Ei, Denise!

Já gostei do seu blog! Você se propôs um grande desafio e tenho certeza de que com pesquisa, vivência e sensibilidade, terá uma bela visão desse país que parece ser cheio de nuances —como todos são. Há sempre pessoas que julgam saber mais que as outras. Mas o que são 10 dias para traçar conclusões, não é? Vc terá muito mais que isso. Concentre-se em sua experiência, da mesma maneira desprestensiosa com a qual escreveu os primeiros textos.

Fico feliz por poder acompanhar os primeiros passos deste projeto! Até o avião!

Beijos,
Marina

Mariana Goulart disse...

Oi Denise, tudo bom?
Gostei bastante do blog, sempre que puder vou dar uma passadinha por aqui. Espero que você coloque muitas fotos.
Beijos e parabéns !!

Denise disse...

Mari e Marina,

muito obrigada pela visita e pelo apoio! Vou tentar escrever textos bem embasados e despretensiosos. E claro que acompanhados de fotos!

Beijos

Daniel disse...

Caro Diogo, por quanto você morou na África do Sul? Falar que a maioria das pessoas falam todos os dialetos!!! Louco é você!! Orgulho dos vários dialetos falados, sim eles têm, mas muitos deles nem o inglês falam e alguns com muita dificuldade. E os dois dialetos ensinados em escola que você não se lembra?? Você deve pesquisar mais antes de criticar alguém.

Concordo quanto a riqueza do país (natural e de pessoas), algo inexplicável mas infelizmente a segregação ainda é enorme e muitos fazem dos idiomas uma forma de exclusão, sou prova viva disso.

Enfim, parabéns pelo blog Denise, e chegando a África você poderá sentir como é tudo isso que você está escrevendo.

Abraços.

Breiller Pires disse...

A única parte ruim em manter um blog é deparar com pessoas, como o Diogo, que não sabem debater, mas apenas ofender.

O post hora nenhuma se pretende a dizer verdades absolutas sobre a África do Sul. Pelo contrário... Está bem claro que o blog é experimental e vai tentar abordar diversos pontos de vista sobre o país.

Diogo, seu burro (já que é assim que vc se faz entender no meio virtual), faça uma pesquisa por todos os grandes portais que cobriram a Copa e saia postando suas críticas em todos eles. Afinal, a maioria trouxe reportagens da África do Sul confirmando os resquícios do apartheid no país.