quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A sensação de ser a exceção

Uma visita à township de Madadeni


Como se estivesse sendo transportada diretamente para um documentário sobre o apartheid. Era assim que me sentia no caminho entre Newcastle, cidade onde estou morando na África do Sul, e Madadeni, a township mais próxima. Durante o regime segregacionista, os negros eram obrigados a deixar as cidades e seus espaços públicos para se mudar para as townships, áreas separadas das "cidades" principais. Geralmente esses locais tinham condições precárias de vida, com barracos pobres de zinco, além de lixo e esgoto a céu aberto. Era assim que eu os imaginava, tal qual foram retratrados no filme "Cry Freedom" (1987).

Durante a Copa, as constantes reportagens feitas em Soweto, a maior township do país africano, localizada próxima a Johannesburgo, mostraram um local bem desenvolvido e com casas de fazer inveja a alguns dos bairros de classe média e baixa de cidades do Brasil. Mesmo assim, ainda imaginava Madadeni como um lugar de infra-estrutura precária, como muitas outras townships do país. Em visita na semana passada a um dos jornal regionais, o Newcastle Advertiser, puxei conversa com Bruce Douglas, jornalista que eu estava acompanhando, e perguntei sobre o local. Para minha surpresa ele me disse que a township era até bem desenvolvida, tendo em vista seu passado. "Eu me sinto mais seguro em alguns lugares de Madadeni do que de Newcastle. A única coisa que você precisa fazer é evitar os bairros onde há ações de gangues nas townships", contou Bruce. E prometeu me levar lá no dia seguinte.

Barracos mais simples em Madadeni, e muito lixo espalhado por todos os lugares


Promessa cumprida, seguimos o caminho. Ao entrar na cidade, Bruce me advertiu: "É melhor colocar sua bolsa no chão do carro. Só por segurança". Ok, pensei. Mas fiquei com a sensação de que talvez o lugar não fosse assim tão seguro quanto ele tinha me dito no dia anterior. Realmente, a experiência não foi tão calma. Enquanto rodávamos de carro pela avenida principal, que contorna Madadeni, muitos habitantes, todos negros, olhavam-nos com curiosidade. A sensação era de sermos a atração e a exceção do lugar. Ao longo do caminho tirei fotos, todas de dentro do carro em movimento. Queria descer e conversar com algumas pessoas, mas Bruce disse que não era uma boa ideia. Além disso, tivemos que contornar a cidade pela avenida principal, pois não é seguro andar pelas ruas secundárias que passam no meio das casas.

No entanto, tenho que admitir que fiquei impressionada com a township. Madadeni é bem grande e lá muitas das residências têm eletricidade e esgoto. As ruas principais são pavimentadas e, no caminho, foi possível ver muitas escolas, algumas locais e mais simples, outras grandes e bem desenvolvidas. Muitas das casas têm uma estrutura ótima, com jardins e tudo o mais. Lógico que durante o percurso era possível ver barracos mais simples de zinco e muito lixo, mas Madadeni conta até com um "centro" e um supermercado grande. Certos hostels, estruturas parecidas com prédios para os quais os negros eram obrigados a se mudar durante o apartheid, estão sendo restaurados para se tornarem habitáveis de novo. Quando estávamos saindo da cidade, Bruce me mostrou o "estádio" pertencente à township e acrescentou: "Em Newcastle nós não temos um".

Ruas pavimentadas e casas bem cuidadas

Lendo um documento sobre a cidade, descobri que Madadeni foi planejada para ser uma township modelo. Acredito que em parte tenha funcionado, mas ainda assim o lugar está longe de chegar a ter a mesma infra-estrutura da cidade de Newcastle, mesmo tendo 116 806 habitantes segundo o Censo de 2001 - ou seja, quase a metade da população total da região metropolitana de Newcastle, que compreende Madadeni e outras pequenas "cidades", como Ladysmith, e muito maior do que a população que vive de fato na cidade principal de Newcastle. Observando outros dados do Censo, é possível notar que Madadeni ainda é um retrato do apartheid: 99,8% da população é negra e 94% ainda é considerada "indigente", principalmente por ter sido afastada por décadas das atividades econômicas principais da região.

Veja mais imagens da Madadeni na galeria do (vi)Vendo a África do Sul.

7 comentários:

Daniela disse...

Nossa De, o contraste entre as duas "Newcastle" é de impressionar. Achei interessante saber que as townchips estão se desenvolvendo, mesmo ainda tendo um grande percurso para o verdadeiro fim do preconceito. Mudou um pouco a imagem que eu tinha de miséria retratada nos filmes que vi!!
Continue retratando assuntos interessantes como este o seu blog!
Parabens

Anônimo disse...

Já vi que suas experiências vão acrescentar muito às minhas, Denise! =)

Estou curiosa para saber mais. Vejo que você tá mesmo sentindo os resquícios daquilo que não acabou...

Beijo,
Sâmia.

Denise disse...

Pois é, Dani. Eu também mudei muito a imagem de uma township que eu tinha na cabeça e fiquei feliz por essa surpresa positiva. Mas, infelizmente, ainda é muito diferente de uma Newcastle sim. Quem sabe no futuro, né? Acho que com incentivo econômico e mudança cultural (porque é preciso mudar os conceitos sociais e culturais das pessoas também) daqui a algumas gerações as coisas melhoram de fato.



Sâmia, que bom que os posts estão conseguindo acrescentar experiências. Fico muito feliz! E mais: quero que você me conte um pouquinho também do que gostaria de saber daqui. Quem sabe sua "experiência" também não acrescenta à minha?

Beijos

Mariana Goulart disse...

Oi Denise, tudo bom?
Gostei muito do post. A história é muito interessante e parece impossível pensar que não faz tanto tempo assim ... Deixo uma sugestão. Coloca um mapinha pra gente se localizar !!
Beijos

Denise disse...

Ei Mari! Pois é. Faz menos de 20 anos que o apartheid acabou. Algo muito recente na história de um país,a meu ver, principalmente para mudar tão drasticamente as bases dos relacionamentos sociais e o preconceito.

Ah! Depois dá um pulinho lá na galeria de fotos que tem um mapinha marcando o lugar em que fica Madadeni!


Obrigada pela visita.

Luiza Muzzi disse...

oi dinaise!!
queria ter visitado seu blog antes, mas com a correria do semestre acabei conseguindo entrar só agora... seu email com o link tava ate com estrelinha no meu gmail para eu lembrar de vir aqui! hehe
li todos os posts e estou gostando muito! achei muito bacana sua experiencia em Madadeni... depois volto para ler mais!
mas boa sorte aí!
bjao!

Denise disse...

Ei Lu!
Que bom que vc deu uma passadinha por aqui! Continua visitando sim!
Vou tentando contar minhas experiências por aqui.
Obrigada!

beijos